O peso da Espada



 Nos tempos idos, a luta de espadas era algo glamoroso, nos filmes atuais, as séries e filmes retratando essa época, nos tempos antigos, paus e pedras eram utilizados para caça, posteriormente as lanças surgiram, finalmente as espadas, estas já não eram utilizadas para caça e sim para demonstração de força, poder, dominação e até sexualmente atraente.

Nos dias atuais, a espada foi substituída por dinheiro, inteligência, influência, poder, em suas mais variantes versões. Porém esquecem-se do mito de Dâmocles, a cada ação que praticamos o fio fica mais próximo de se romper. O que fazer então ? Segundo Sêneca, devemos investir nossa vida em nós, não no que outros possam achar de nós, não por poder ou influência, apenas viver, mesmo assim haverá aquele que quer te subtrair do que você tem, acreditando que isso poderá trazer-lhe qualquer tipo de vantagem ou prazer.

As empresas investem milhões para encontrar um meio de produzir um pouco mais, isso normalmente quer dizer que você está mais próximo de ser obsoleto, mesmo que tenha participado do processo criativo das novas formas de produção, não somos uma grande família, somos colaboradores que podem ser rapidamente substituídos. Sei disso por experiência própria.

Família é um vínculo mais próximo, onde uns apoiam os outros sem objetivar um retorno, talvez um pouco de destaque, não mais do que isso. Por isso as instituições insistem tanto na formação de uma família, por que a espada que paira sobre sua cabeça possui um fio mais grosso e resistente.

Uma particularidade que notei nas espadas é que cada nação faz suas armas de acordo com suas características, por exemplo, um nórdico, é visto como pessoas grandes e ferozes, vinham acompanhados de suas Achas, armas cuja extremidade era uma bola de ferro.

Os europeus, que não possuíam uma estrutura física tão grande, usavam espadas que hoje consideramos como arma padrão da idade média, já os orientais, japoneses e chineses, como possuíam menos estrutura, usavam de suas habilidades físicas e armas mais leves e mais cortantes.

Os guerreiros de diversas tribos ao redo do mundo, usavam armas mais rústicas e os famosos arcos e flechas, estes bastante eficientes na arte da caça. Mas não via neles o objetivo de conquistas, ouro ou poder, isso não quer dizer que não tinham lá seus desejos, mas menos intensos que os europeus.

A espada que carregamos está de acordo com nossas condições, o fio que as segura está de acordo com as nossas escolhas e ações. Quanto mais aninhada for a sua vida em família e menores os inimigos que coleciona no decorrer da vida, maiores serão suas chances de uma velhice feliz.

Meu conselho, seja feliz.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amor, Verbo Intransitivo

O seu futuro está escrito nas estrelas

Meu Guri